segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

RANKING 2023

 Já passou da hora de atualizar o Ranking de títulos de futebol 2023. Já tivemos, inclusive, um campeão em 2024, pela Supercopa do Brasil. Esse troféu, no entanto, não está contabilizado e ele não mudaria nada na hierarquia abaixo. Vou comentar as principais mudanças no último ano. Para os critérios gerais que uso desde a criação deste ranking, em fins de 2021, acessem:

1) Critérios Gerais

2) O Problema dos Regionais e Nacionais

3) Considerações Finais


RANKING GERAL 2023



Na postagem sobre o ranking 2023, apontei que a disputa pela coroa de clube mais vitorioso do país tinha se afunilado em quatro grandes equipes: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Santos. Mas que o glorioso time da Vila Belmiro arriscava ficar para trás na corrida. Pois bastou uma só temporada para que o vaticínio se demonstrasse acertado.


O 'Peixe' andou para trás, perdeu cinco pontos no total do ano [efeito do rebaixamento para a série B], e agora está a mais 300 pontos de distância do terceiro colocado e a mais de 600 do primeiro, uma vantagem que não é simples de ser tirada -- não custa lembrar que um Campeonato Brasileiro vale 100 pontos. Na verdade, é possível que o Santos perca muito em breve a quarta posição no ranking para o Corinthians.


Podemos dizer então que a briga pelo primeiro lugar tem agora uma tríade de grandes clubes: o Palmeiras, o Flamengo e o São Paulo. Essa disputa se acirrou ainda mais pelo ''ano sabático'' do rubro-negro carioca e pelo fim do jejum de grandes títulos do tricolor paulista. Flamengo, Palmeiras e São Paulo se encontram num espectro de 300 pontos, e são os únicos clubes que superaram a marca de 3 mil pontos no ranking.


Apesar de mais um ano espetacular do Palmeiras, o grande vencedor da temporada foi, sem sombra de dúvida, o Fluminense. O título da Libertadores da América fez com que o clube das Laranjeiras saltasse duas posições, chegasse ao 8º lugar -- deixando o rival carioca Vasco da Gama para trás --, e se tornasse uma ameaça real para a posição do Grêmio. 


No Ranking de títulos nacionais, o Palmeiras se consolidou por enquanto como o maior vencedor do país, abrindo 200 pontos em relação ao Flamengo, que tem também a segunda colocação assegurada com cerca de 200 pontos de vantagem em relação ao Corínthians. Estes são os três únicos clubes com mais de 1000 pontos neste recorte. Notem que o São Paulo superou o Cruzeiro, e agora exibe a quarta colocação em termos nacionais.



RANKING APENAS TÍTULOS NACIONAIS


Houve pouca alteração na ponta do Ranking internacional e o São Paulo reina tranquilo. A única mudança apreciável foi o salto espetacular do Fluminense, que ameaça diretamente o Vasco da Gama em uma briga que vale presença no top 10. Notável também a entrada do Fortaleza no top 20. E o Leão poderia ter subido ainda mais caso levantasse a Sul-Americana.



RANKING APENAS TÍTULOS INTERNACIONAIS


No Ranking que combina os títulos nacionais e internacionais [deixando de fora os regionais e estaduais, portanto], o Palmeiras subiu duas posições e assumiu a ponta. O Flamengo, que liderava, é agora o terceiro colocado. Mas os três primeiros estão muito próximos um do outro. Menos de 90 pontos separam Palmeiras, São Paulo e Flamengo, e qualquer taça pesada [Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores] pode mudar o cenário de uma temporada para a outra. Este recorte reafirma o cenário que tenho apontado desde o ano passado: a disputa ferrenha pela ponta entre aqueles que são os 3 clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro.


Repito que este é o Ranking que considero o verdadeiro futuro do mapeamento dos clubes com mais conquistas, já que os estaduais tendem a se esvanecer na mentalidade das gerações mais jovens de torcedores. E ele indica o que defini na atualização anterior como O GRANDE TRIO do futebol nacional.



RANKING SOMA DE TÍTULOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS

2 comentários:

  1. Quantos pontos conta a Copa Rio? E quantos pontos conta o mundial, a Copa Intercontinental? Ps- 87 é do Sport, não deveria contar pontos pro Flamengo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os critérios atualizados na página possibilitam ver a pontuação de cada torneio. As Copas Rio de 1951 e 1952 receberam 50 pontos. Quanto Nacional de 1987, é torneio rodeado de polêmica entre as torcidas e os clubes. Tratei desse assunto no segundo texto de exposição dos critérios.

      Abraços
      André Luiz

      Excluir