quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Os 30 maiores tenistas da Era Aberta

No início do ano eu havia chamado a atenção no meu blog para o aniversário de cinquenta anos da ''Era Aberta'' do tennis. E havia prometido uma lista com os 30 maiores tenistas masculinos da ''Era Aberta''. Acabei não publicando a lista naquele espaço, mas vou fazê-la rapidamente aqui.

Antes, explico rapidamente, pr'aquela meia dúzia que me lê mas que não tem essa informação, a que se refere exatamente a ''Era Aberta''.

Ora, assim como os demais esportes -- com uma ou outra exceção -- o tennis passou por um período de profissionalização. Até os anos 1940, ele era principalmente um jogo de cavalheiros e damas que o disputavam por amor; isto é, era uma competição amadora.

Mas o aburguesamento de todas as esferas da vida chegou ao desporto e ao tennis nos anos 1950, e grandes tenistas foram sendo cada vez mais contratados por empresários que construíam torneios em que eles pudessem atuar.

A Federação Internacional de Tenis [ITF], que ainda trazia o complemento ''de grama'' no seu nome, era contrária à profissionalização. A ela eram vinculadas as federações nacionais, quatro das quais eram responsáveis pelos ''majors'', os torneios mais importantes do calendário, aqueles que todo fã do esporte dos reis sonha em acompanhar, ver e que os tenistas todos querem participar. Sendo contrária ao abandono do amadorismo, a ITF bania todos dos majors todos os jogadores que competissem por dinheiro.

Aqueles tenistas que decidiam partir para os circuitos de torneios dos empresários tinham de abrir mão do sonho de jogar Wimbledon, Roland Garros, o Grand Slam austrliano e norte americano. Só que, com o avançar da década de 1950 era justamente isso o que acabava acontecendo. Nos anos 1960, o circuito profissional de torneios se tornou mais forte do que o amador. Grandes lendas do esporte acabavam impedidas de participar dos Grand Slams, e os nomes de Rod Laver e Ken Rosewall são dois dos mais contundentes exemplos.

Até que a ITF abriu mão de sua oposição à profissionalização. Os majors foram ''abertos aos profissionais'' em 1968. O primeiro Grand Slam da nova era, a ''Era Aberta'', foi Roland Garros, que viu uma final australiana em que Ken Rosewall, que não atuava em majors desde 1956, venceu Rod Laver, que não entrava em quadra em um Grand Slam desde 1962.

De lá para cá muita coisa mudou no tennis. Em 1972, os jogadores e donos de alguns dos torneios mais renomados criaram a Associação dos Tenistas Profissionais [ATP], um misto de sindicato e empresa que, com o apoio dos principais profissionais do ramo, se tornou dona de um reputado circuito de competições. No fim dos anos 1980, a ATP praticamente monopolizou o circuito de tennis profissional.

A ITF cuida dos torneios amadores das Federações, disputados cada vez mais por juvenis desejosos de, em determinado ponto da carreira, adentrarem para o circuito de profissionais da ATP. A única exceção são justamente os majors, os quatro ''torneios maiores'', vinculados à ITF, mas que continuam a ser o grande sonho de todos os tenistas, de modo que fazem parte também do calendário da ATP.

Quando dizemos ''Era Aberta'', portanto, nos referimos a esse período iniciado em 1968 e que corresponde à completa profissionalização do tennis, um processo que no futebol, só pra efeito de comparação, ocorreu na Europa Ocidental e na América do Sul nos anos 1930.

O critério para fazer parte da lista dos 30 maiores é ter atuado na ''Era Aberta''. Pode até ser um grande campeão cuja carreira foi realizada nos anos 1950 e 1960, mas ele tem de ter competido e vencido durante o período descrito acima pra entrar no balaio.

Abaixo, o meu top 30 de maiores tenistas da Era Aberta.



.
Os 30 maiores tenistas da Era Aberta:
.
1 .Rod Laver
2. Roger Federer
3. Pete Sampras
4. Bjorn Borg
5. Rafael Nadal
6. Ken Rosewall
7. Novak Djokovic
8. Ivan Lendl
9. John McEnroe
10. Jimmy Connors
11. Andre Agassi
12. Boris Becker
13. Stefan Edberg
14. John Newcombe
15. Mats Wilander
16. Guillermo Vilas
17. Jim Courier
18. Andy Murray
19. Ilie Nastase
20. Arthur Ashe
21. Lleyton Hewitt
22. Gustavo Kuerten
23. Stan Smith
24. Yevgeny Kafelnikov
25. Patrick Rafter
26. Marat Safin
27. Stanilas Wawrinka
29. Andy Roddick
28. Jan Kodes
30. Thomas Muster

Nenhum comentário:

Postar um comentário