A precocidade de Kylian não é demérito, mas um ponto a seu favor. Com duas finais de Copa, um título, artilharia em 2022, e prêmio de Revelação em 2018, sua marca na competição é indelével, inesquecível e assombrosa. Em uma era que venera os números, ressalto que o francês, que completa 24 anos de idade neste 20 de dezembro, já tem cerca de 260 gols na carreira. E não são gols quaisquer. Mbappé é jogador de jogo grande.
NÚMERO 8: KYLIAN MBAPPÉ
.
Alguns podem considerar cedo incluir Mbappé entre os 10 maiores jogadores da História. Mas se Maradona terminasse sua carreira em 1986, ninguém contestaria que 'El Pibe de Oro' já estava no Olimpo. Ronaldo Fenômeno já se encontrava entre os grandes com a conquista da Copa em 2002, antes mesmo de vencer qualquer competição continental e mesmo nacional. Para não falar do incomparável Pelé.
A precocidade de Kylian não é demérito, mas um ponto a seu favor. Com duas finais de Copa, um título, artilharia em 2022, e prêmio de Revelação em 2018, sua marca na competição é indelével, inesquecível e assombrosa. Em uma era que venera os números, ressalto que o francês, que completa 24 anos de idade neste 20 de dezembro, já tem cerca de 260 gols na carreira. Tudo indica que é jogador para 700 gols, o que o tornaria um dos maiores artilheiros já vistos.
E não são gols quaisquer. São quase 40 com a camisa dos "Azuis", colocando-o na disputa pelo posto de maior artilheiro de sua seleção nacional já no ciclo para a América do Norte 2026. Em Copas do Mundo, são 12 tentos em 14 partidas, média rigorosamente igual à de Pelé [0,85], sinalizando que está na briga por ser o maior artilheiro da história da competição [o alemão Miroslav Klose tem 16 gols].
Sua média cresce nos momentos mais cruciais: nas fases eliminatórias, balançou a rede 8 vezes em 8 jogos, média de um gol por partida. São 4 em duas finais distintas de Mundiais, incluindo o "hat-trick" de domingo passado. Ele é agora o atleta com mais gols em finais de Copa, superando Pelé e Zidane [cada um com 3 tentos]. Está ao lado do inglês Geoff Hurst, que também fez um hat-trick em 1966. E junto com Pelé, Vavá, Zidane e Breitner, é o único atleta a marcar em duas decisões.
Mbappé é jogador de jogo grande. E além da mortal capacidade de definição, é um dos atletas mais velozes das últimas décadas, com uma capacidade de desacelerar e reacelerar que poucos já viram. Mas também se move bem em espaços curtos, tem visão de jogo, excelentes passe e cruzamento, e versatilidade para atuar nas pontas, como atacante pelo meio, e de centroavante. Um atacante completo e diferenciado, o mais próximo nessa década de uma força da natureza.
Filho de imigrantes africanos, faz parte também de uma geração que afirma a própria identidade nacional com suas vitórias pelos "Azuis". Kylian é parisiense. Nascido e criado na capital francesa. Iniciou sua carreira em um clube da capital e, depois de chamar atenção de gigantes como o Real Madri e o Chelsea, assinou contrato com o Mônaco, se transformando no jogador profissional mais jovem da equipe, um recorde que pertencia a Thiery Henry. Mbappé se tornou o eixo do projeto francês em torno do Paris Saint German, de projetar o "futebol-champanhe" no continente como uma expressão da vitória do 'direito do solo' na aquisição da nacionalidade e integração à Europa.
O tempo dirá se o ciclone francês subirá ainda mais na lista. Mas eu diria que esta é uma aposta bastante segura. A França vive sua era de ouro no futebol. Mbappé é o atacante de maior valor de mercado na Europa e atua por um dos mais ricos e mais poderosos times do Velho Mundo. E só agora ele está decolando rumo ao seu auge atlético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário