quinta-feira, 2 de novembro de 2017

São Miguel Arcanjo, o Guardião da Entrada

Lendo sobre tradições envolvendo São Miguel no Dia dos Finados, me deparei com o artigo que traduzi logo abaixo. Ele pertence a um blog de interpretação de ícones cristãos ortodoxos. Uma breve consideração antes de apresentar minha pobre e rápida tradução do texto, cujo link para o original apresento no fim. São Miguel Arcanjo, além de derrotar Satã e expulsá-lo dos Céus, possui uma ligação muito forte com os falecidos, tanto no catolicismo-romano quanto na Ortodoxia. Ele é representado como um anjo que realiza a pesagem das almas no juízo particular – que se sucede à morte do indivíduo – ou no Juízo Final. Entre os católico-romanos, existe a crença também de que protege, alivia as dores e até resgata as almas no “Purgatório” – ''local'' post-mortem cuja existência não é aceita por nós ortodoxos. De todo modo, há episódios interessantes sobre São Miguel na Santa Tradição, como a disputa entre ele e o diabo pelo corpo do Glorioso São Moisés após a morte do Profeta de Deus. Outro aspecto do Arcanjo é o seu papel apocalíptico de Senhor da Guerra, que cavalga durante os últimos tempos em um cavalo rubro voador e com uma aparência aterrorizante. Mas esse assunto fica pra outra postagem




_________________________________




ANOTANDO NOMES E....

Na entrada de dois templos budistas japoneses frequentemente se encontram duas divindades guardiãs. Abaixo um par que data do período Kamakura (século XIII e início do século XIV).





Sempre lembro dessas divindades guardiãs quando vejo os dois anjos pintados na entrada das Igrejas Ortodoxas em países eslavos. Eles são os “Ангелы Господни, записывающие имена входящих в храм” – os “Anjos do Senhor, Registrando os nomes daqueles que entram na Igreja’’.

Quando estão os dois juntos (algumas vezes só um está presente), o anjo na esquerda da entrada (nos países eslavos) é o Arcanjo Miguel (Mikhail), tal como visto aqui na Igreja de São Simeão o Recebedor de Deus, no Mosteiro Zverin em Novgorod:






Ele carrega ameaçadoramente uma espada em sua mão direita, e um pergaminho em sua esquerda.

No ‘’Manual do Pintor’’ (Hermineia) grego de Dionysios de Fourna, podemos ler:

Dentro da porta do templo, à direita, o Arcanjo Miguel; Ele carrega uma espada e um pergaminho com estas palavras: ‘Sou um soldado de Cristo, e armado com uma espada. Aqueles que entram com temor, eu os defendo, os guardo, protejo-os e velo por eles; mas aqueles que entram com um coração impuro, os golpeio sem misericórdia com essa espada.’’

Às vezes, nas Igrejas eslavas, está escrito no pergaminho de Miguel:
Простираю меч мой на приходящих в чистый дом Божий с нечистыми сердцами.
"Estendo minha espada sobre aqueles que entram na casa pura de Deus com coração impuro."

De novo, nas Igrejas eslavas Gabriel (Gavriil) geralmente está no lado direito da entrada, apesar de Dionysios de Fourna escrever:

"À esquerda, Gabriel segura um pergaminho, e escreve essas palavras com um junco: ‘Registro a disposição interna daqueles que aqui entram; cuido dos bons, mas prontamente faço os maus perecerem".



Aqui uma versão muito mais recente dos dois Arcanjos, tais como vistos na Igreja de São Cirilo, em Kiev, Ucrânia.

Miguel à esquerda:





E Gabriel à direita:


Como mencionado antes, algumas igrejas tem um só anjo anotando, que é às vezes conhecido simplesmente como o Ангел храма – Anjo Khrama – ‘’Anjo da Igreja’’. Se acredita que este anjo se torna o protetor de uma igreja quando ela é consagrada, e permanece em serviço até a Segunda Vinda [de Cristo]. Esse anjo pode ser representado em pé ou sentado, registrando em seu pergaminho os nomes daqueles que entram na igreja, de modo que possa dar seu relatório sobre eles no Juízo Final.

Agora, claro que há uma relação aqui com a imagem padrão do Anjo da Guarda em ícones, que segue cada pessoa durante a vida e registra seus feitos.




Fonte: https://russianicons.wordpress.com/2017/08/14/taking-names-and/

Um comentário: