segunda-feira, 24 de março de 2014

Olavo, pai de idiotas; ou: como o filósofo da Virgínia sabota qualquer alternativa real à esquerda





Essa ''Marcha da Família'' pedindo intervenção militar no sistema político pátrio é uma das coisas mais imbecis que vi nas ruas nos últimos tempos, no mesmo nível da ''marcha das vadias'' e quejandos. Talvez até pior, pois enquanto as 'vadias' gozam de certo background favorável no discurso ideológico hegemônico no cenário público, aqueles que se qualificam de ''anti-esquerda'' ou que pretendem apresentar alternativas ao ''petismo'' não podem se dar ao luxo de erros de cálculo dessa monta. Os direitistas da marcha conseguiram pagar um mico e fazer uma propaganda pró-esquerda e status quo que poucos intelectuais do Partido dos Trabalhadores seriam hoje capazes de articular. 


Concordo com aqueles que dizem que esse fenômeno não pode ser explicado sem olhar para o peso cada vez mais crescente do Olavetismo, uma verdadeira fábrica de idiotas como poucas vezes se viu nesse país. Aqueles que pensam que Olavo de Carvalho é apenas uma figura pitoresca no cenário brasileiro deveriam reavaliar suas considerações. O sujeito não apenas vende horrores, como tem entrada garantida em círculos de classe média, revistas liberais, movimentos conservadores e grupos de jornalistas, líderes evangélicos, e, pasmem, no clero católico-romano [incluindo aí figuras populares, como o Padre Paulo Ricardo]. Durante anos, em jornais de grande circulação, pela internet, e em livros que se tornaram grandes sucessos editoriais, Olavo ensina que a situação do país é tão caótica, tão dominada pela esquerda, que a única alternativa restante para os ''homens de bem'' [pois esquerdista, é claro, é coisa do capiroto] seria uma americanofilia doentia, um pedido por intervenção militar e, até mesmo, quem sabe, a invasão e divisão do país. Vale tudo para evitar o sucesso do Foro do São Paulo e a união bolivariana que formaria na América Latina uma nova ''União Soviética''. Por trás disso, um projeto intelectual e cultural claro de americanização da direita brasileira. E quem discordasse era burro, ora porra!, não tinha cultura, ora porra!, não tinha lido Aristóteles, ora porra!, bradava o filósofo em seu ''True Outspeak''. 


[Sim, eu sei que o Olavo de Carvalho se posicionou contra esta passeata, mas a influência direta de sua postura polemista e ideológica na emergência deste movimento é evidente demais para que possa ser negada.]




O cômico é que o filósofo da Virgínia proclamou durante anos a influência nefasta de supostos professores marxistas que, maliciosos intelectuais orgânicos que seguiam a cartilha de Gramsci, teriam criado uma geração de analfabetos funcionais que serviriam de militantes para interesses políticos que eles próprios seriam incapazes de perceber. Mas eis aí os frutos do trabalho do Olavo: uma rede de fãs ainda mais tosca brandindo justamente um livro seu cujo objetivo era o de evitar a proliferação do tipo e sendo 'pau pra toda obra' de um projeto para o país ainda mais deletério do que qualquer 'petismo'. 

O tiro saiu pela culatra. E os efeitos tem mesmo a natureza da causa, para manter a ironia. Como diria o memorável Nelson Rodrigues, Olavo subiu num caixote e logo teve a solidariedade fulminante de seus iguais. Ele, que tantas vezes bradou que os movimentos tem de ser avaliados por seu impacto histórico concreto e não apenas por seus ideais, não pode agora fingir que a imbecilização do que resta de direita nesse país não tem nada a ver com sua obra. 

Toma que o filho é teu:  "As FFAA não fazem nada!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário