John Wayne completaria hoje 117 anos de idade caso estivesse entre nós. Para homenagear ator mais conhecido e emblemático do faroeste, retomo a série e analiso o clássico absoluto do gênero, produzido em resposta a High Noon.
NÚMERO 11: Rio Bravo [''Onde começa o Inferno''], de 1959 --> Certa feita, o famoso crítico Robin Wood declarou que ''se lhe pedissem para escolher um filme que justificasse a existência de Hollywood ele seria 'Rio Bravo'.'' Um exagero? Talvez. Mas é quase consenso de que esta se trata da maior obra de um dos mais importantes diretores do cinema americano, o grande Howard Hawks.
Os filmes de Hawks sempre se preocupam antes com o desenvolvimento das relações entre personagens marcantes do que com narrativas originais e elaboradas. Existem motivos bem clássicos, como a liderança viril do protagonista sobre determinado grupo; a lealdade entre parceiros; a velhice e os obstáculos físicos de um dos personagens principais; conflitos e paixões em torno de uma mulher independente e forte mas que acaba domada pelo herói.
Todos esses elementos são elevados a um nível quase arquetípico, acentuado pela decisão do diretor de filmar numa cidade cenográfica em proporções menores que as reais de modo a enfatizar a grandeza dos personagens.
Hawks planejou o filme como resposta política a High Noon[clique para ler] -- ''Matar ou Morrer'': diferente do xerife vivido por Gary Cooper, John Chance [John Wayne] é uma autoridade incisiva que não aceita a ajuda de ninguém. E diferente da cidade hipócrita e acovardada do filme de Fred Zinnemann, o auxílio ao xerife vem de todos os cantos.
Apesar de direitista, a história está longe de se apegar ao conservadorismo social. O ex-ajudante do xerife [Dean Martin, o mesmo da parceria inesquecível com Jerry Lewis] sofre uma desilusão amorosa e se torna um alcóolatra. Ele é motivo de piada para todos na cidade. Apelidado de 'Borrachón' [''bêbedo'' em espanhol], se torna centro de uma confusão em que o irmão de um grande proprietário local mata a sangue frio um cidadão desarmado. O homicida é preso, mas tem costas quentes. O xerife tem de segurar a onda e as tentativas que o ''barão do gado'' local faz na tentativa de livrar o irmão dos braços da lei.
O relacionamento entre os personagens e as interpretações de Walter Brennan e Ward Bond roubam quase todas as cenas. Rickie Nelson também faz sua estreia aqui, como o jovem Colorado, uma reedição da estrutura de parceria com um ator mais jovem que John Wayne teve com Montgomery Clift em ''Red River''.
Palmas também para Angie Dickinson, que interpreta Feathers, ex-mulher de um jogador de pôquer trambiqueiro, e que acaba se apaixonando por John Chance e ajudando-o desde o primeiro momento -- mais um contraponto a High Noon, em que a donzela [vivida por Grace Kelly] é a primeira a saltar do barco quando seu homem se vê em apuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário