A comparação entre o Flamengo de 2019 e o Botafogo de 2024 só se explica porque:
1. O Fla 2019 se tornou definitivamente na régua para o futebol brasileiro desse século. Toda equipe que se destacar será comparado a ele. Aconteceu também com o Galo 2021.
2. Os botafoguenses estão em êxtase. Nem o vexame contra o Pachuca é capaz de trazê-los ao planeta Terra.
Isto posto, o Flamengo de 2019 era nitidamente superior tanto em termos técnicos quanto táticos. Em termos de resultado, então, nem se compara.
O nível geral do futebol brasileiro era mais fraco. Mas isso não se estendia a todos os adversários. O Santos de Sampaoli jogava um futebol tão moderno quanto o Flamengo, e até hoje é o vice-campeão com o maior número de pontos [74].
Na Libertadores, o Flamengo passou por Internacional e Grêmio. Este último com um placar e um domínio estrondoso. E o Grêmio 2019 era algumas vezes melhor que o Peñarol desse ano. O Flamengo precisou virar uma partida para cima do excepcional River Plate de Gallardo, um time de prateleira muito acima do Atlético Mineiro atual tanto em termos individuais quanto coletivos.
O desempenho no Mundial Interclubes também é um abismo. Os botafoguenses estão corretos em ressaltar o cansaço da viagem mas não em minimizar o baile tomado do Pachuca, uma equipe que só tinha três vitórias no semestre. Um time misto do Botafogo deveria ser capaz de superar a equipe mexicana mesmo nessas condições, e era isso que praticamente todos os analistas previam antes da bola rolar. Mas assistimos o Pachuca melhor desde o início da partida, e já tinha três finalizações com 7 minutos de primeiro tempo.
A graça do Mundial Interclubes é enfrentar o campeão europeu, qualquer coisa diferente é fiasco. O Botafogo fez um fiasco no Mundial, enquanto o Flamengo passou com autoridade pela semifinal e fez um jogo à altura com o Liverpool de Klopp, só decidido na prorrogação.
Comparações jogador a jogador são enganosas, mas eu escalaria mais ou menos assim:
Diego Alves
Rafinha
Rodrigo Caio
Pablo Marí
Filipe Luís
Marlon Freitas
Gérson
Éverton Ribeiro/Thiago Almada
Arrascaeta
Bruno Henrique/Luís Henrique
Gabigol
Flamengo 2019 era mais técnico,mais sensacional e venceu três taças; Carioca, Brasileiro e Libertadores e fez um melhor papel no mundial interclubes.
ResponderExcluir