domingo, 5 de abril de 2020

DA [DES]IMPORTÂNCIA DE ATILA IAMARINO PARA ENTENDER POLÍTICA OU ECONOMIA, ou: Ciência ou cientificismo, o retorno do discurso de higienização como instrumento de engenharia social


A mais nova forma do campo político partidário perder tempo é brincar de cabo de guerra em torno do biólogo Átila Iamarino, cuja fama cresceu nas redes sociais por causa de seus vídeos no Youtube voltados para o esclarecimento sobre a epidemia do novo coronavírus.

Por trás da disputa se encontra a ponta do iceberg de um dos grandes perigos dos nossos dias: a ressurreição do batido discurso que confunde política com gestão técnica e cientificista voltada para a engenharia social.

Da justa valorização do discurso científico se dá um salto para o mais tosco cientismo, e daí para a instrumentalização dessa ideologia -- porque embora se venda como ''técnico'', não passa de um discurso ideológico -- em prol de interesses que se ocultam por trás de palavras pretensamente ''neutras'', como ''modernização'', ''razão'' etc.

A crença de que a sociedade inteira pode ser modelada por uma obra de engenharia que segue parâmetros técnico-científicos vinculados ou ao modelo das ciências exatas ou das biológicas tem uma história longa no mundo contemporâneo, é praticamente um viés ou tendência da sociedade liberal -- já que o Iluminismo nada mais é do que a expressão filosófica do desejo de poder absoluto por parte e uma Razão Instrumental Demiúrgica.

Muitos eventos hoje descritos como catastróficos tem origem nesse tipo de transposição chula do domínio científico para o âmbito da ordenação social e política pública, e seria cansativo citá-las uma por uma.

No Rio de Janeiro, a ideia de que a população devia passar por uma ''higienização'' associada à saúde pública e a um conceito de ''civilização'' -- supostamente necessária para que os brasileiros abandonassem costumes, hábitos e ''culturas'' ancestrais tidas por selvagens --, impactou fortemente o tecido urbano e os mais diversos grupos sociais.

A ideologia ''higienista'' se tornou aríete usado para a destruição da memória, para a segregação de camadas imensas da população, para perseguição das identidades populares, para uma política eugenista e racista praticamente oficial, dentre outras barbáries.

A ciência possui um valor incomensurável, mas no terreno que lhe é próprio e, no caso, meramente instrumental. Ela não substitui valores, horizontes culturais, a dimensão própria da política etc. A prática científica oferece alternativas e meios de operação que podem ou não ser usados, ou serão usados em diferentes níveis e graus, de acordo com o projeto que determinado povo tenha, ou a estratégia de sobrevivência e reprodução de determinada formação sócio-cultural etc.

Resumindo: A relevância da posição de um Átila Iamarino, que exemplifica o domínio científico sobre determinada área, sobre a China, sobre os EUA, sobre a política, modelos de sociedade, organização da economia etc. é mínima. No máximo, é uma curiosidade ou um objeto para ser estudado por outras ciências que tentam entender como um sujeito na posição dele percebe e age no mundo. Pode ser, como tudo pode ser, instrumentalizado politicamente por aqueles mais capazes de manipular dado discurso. Mas não tem um peso de verdade para além da opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário