segunda-feira, 13 de maio de 2019

Série Grandes Temporadas da Era Aberta XVII: Justine Henin, em 2007



Em entrevista em 2007, Martina Navratilova se mostrou feliz pelo circuito possuir um ''Federer feminino'' para logo depois, sorrindo, acrescentar: ''Ou talvez seja a ATP que tem a Henin masculina''. Essa era exatamente a impressão que o tênis de Justine deixava no público e nos adversários, tamanha a sua beleza e completude.

A belga sempre foi fã declarada de Steffi Graf, que tomou por modelo desde os inícios dos anos 1990. Henin tem de fato propriedade para reivindicar essa herança. Assim como Hingis, era jogadora de incrível habilidade, movimentação, capacidade de improviso e variação. Em uma era de jogadoras de fundo agressivas, ela passeava por toda a extensão da quadra, com desenvoltura tanto no jogo de base quanto na rede, onde era capaz de voleios impressionantes. Se seu forehand era uma das maiores armas do circuito, seu revés simples era tido como o melhor e mais belo do mundo.


Justine terminou o ano como número um do mundo três vezes, em 2003, 2006 e 2007. Foi campeã de sete majors, e liderou o ranking por 117 semanas [a sétima na lista das que mais ficaram no topo da WTA]. Ainda que tenha chegado à final de todos os majors em 2006, foi em 2007 que seu jogo atingiu definitivamente o auge.

O ano não começou tão bem, já que belga se afastou da disputa do Australian Open por causa do fim de seu casamento. Mas no decorrer da temporada, a número um do mundo chegou a 11 finais e levantou 10 taças, incluindo a do Tour Finals. Venceu também dois Grand Slams: Roland Garros e US Open. Justine atingiu 63 vitórias em 67 jogos, com um aproveitamento de 94%, o maior desde a temporada de Graf em 1995. No US Open daquele ano, Henin se tornou a segunda jogadora a derrotar em um mesmo torneio as duas irmãs Williams. Mas diferente de Hingis -- que havia realizado a façanha no Aussie Open em 2001 mas acabou derrotada por Capriatti na decisão --, conquistou o título passando na final por Kuznetsova.


Justine se retirou cedo do circuito, em meados de 2008, quando contava apenas 26 anos de idade. Retornou em 2010 -- segundo ela, inspirada pela vitória de Federer no Aberto da França 2009 --, mas contusões no cotovelo levaram-na a anunciar a aposentadoria definitiva no início do ano seguinte. Em 2007, Henin derrotou Serena Williams, Venus Williams, Ana Ivanovic, Maria Sharapova, Amélie Mauresmo, Jelena Jankóvic, dentre outras grandes tenistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário