terça-feira, 2 de abril de 2019

Série Grandes Temporadas da Era Aberta I: Rod Laver, em 1969

A Era Aberta teve seu início em 1968, em Roland Garros.

No ano seguinte, em 1969, o australiano Rod Laver conquistava seu segundo Calendar Slam, vencendo todos os 4 majors numa mesma temporada. O ''Foguete'' realizava assim aquele que pode ser considerado, defensavelmente, como o melhor ano de um tenista em toda a Era Aberta do tênis masculino.

Foi a única vez que alguém conseguiu o Calendar Slam na Era Profissional.


Era a culminância de um momento arrasador na carreira do australiano. Nos 7 Grand Slams disputados até ali na Era Aberta, Laver havia chegado à final de 6 e vencido nada menos que 5.

Naquela temporada, ele venceu 106 jogos, perdendo outros 16, alcançando um aproveitamento de 87% de vitórias. Suas conquistas não se resumiram aos majors, três dos quais disputados sobre a grama. Ele também levou os dois mais importantes torneios de quadra dura da época, o Aberto da África do Sul, em Johannesburgo; e o US Championships, disputado em Boston.

Laver levantou 18 troféus em 1969.

Em seu caminho de glórias, derrotou nomes como Ken Rosewall, Arthur Ashe, John Newcombe, N. Pietrangeli, Andres Gimeno, Tony Roche, Roy Emerson, Fred Stolle, Cliff Drysdale, Stan Smith, Nikola Pilic e Tom Okker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário