terça-feira, 5 de setembro de 2023

FAROESTES INDISPENSÁVEIS 9: The Westerner ["A Última Fronteira"]

 



NÚMERO 10: The Westerner [''A Última Fronteira''], de 1940 --> Vou abrir uma exceção à ordem cronológica da lista, voltar dezoito anos no tempo e citar essa pérola estrelada por Gary Cooper e por Walter Brennan, que ganhou o seu terceiro oscar de ator coadjuvante pelo papel.


William Wyler traz para a tela uma versão romantizada da vida de um personagem real do Velho Oeste, o ''juiz de paz'' Roy Bean, interpretado com maestria pelo lendário Brennan. Muitos aspectos conhecidos na biografia de Bean se encontram no filme. Ele é nomeado para uma região sem lei, e realiza os julgamentos na Taberna que possuía e onde reunia o seu ''júri'', formado por caubóis embriagados. Um canastrão que inventava sentenças esdrúxulas tirando vantagem delas, principalmente das multas que aplicava.


O filme retrata a veneração do juiz por Lilly Langtry. Bean renomeou uma das cidades em que se estabeleceu e em que exerceu sua ''jurisdição'' com o nome da atriz. Uma de suas tabernas era chamada de ''Jersey Lilly'', apelido de Langtry.


O problema que tinha no pescoço e costas, resultado de uma tentativa de enforcamento da qual escapou, também se torna motivo pra cenas cômicas.


Diferente do sujeito histórico, porém, o Bean de The Westerner gosta de enviar seus récus para a forca. E está no meio de uma disputa comum no Velho Oeste e que reatualiza naquele lugar mítico a rivalidade entre pastores e agricultores. No caso, uma guerra entre caubóis, que criavam e conduziam gado, e colonos que chegavam na região querendo demarcar suas terras, diminuindo assim as áreas de pastoreio.


''A Lei a Oeste dos Pecos'', como Bean se nomeava, faz de tudo para manter a hegemonia dos caubóis e prejudicar seus rivais que vivem do plantio.


Cole Harden [Gary Cooper] é um pistoleiro que passa pela região e é confundido com um ladrão de cavalos. Sua sentença no tribunal de Bean seria a de morte, mas ele é esperto o suficiente para adiar a própria execução se aproveitando da paixão de Bean por Langtry. Cole inventa uma série de lorotas sobre como teria conhecido a atriz e conquistado uma mecha de seus cabelos. O juiz e Harden estabelecem uma relação de admiração mútua e amizade. O pistoleiro conhece os abusos perpetrados pelo dono da taberna que transforma bêbedos em jurados, e o juiz também percebe que o personagem de Cooper é um trambiqueiro. Mas o afeto mútuo é inevitável.


Mas Cole se apaixona pela filha de um agricultor local. O protagonista fica num fogo cruzado entre sua amada e o amigo, e usa a mentira sobre a mecha de cabelo da musa para tentar manipular o juiz e conduzi-lo a um acordo.




Brennan e Cooper oferecem uma aula de interpretação [e é possível perceber em ambos até certos maneirismos do cinema mudo, ainda que a era deles já tivesse chegado ao fim há mais de dez anos], misturando temas típicos do faroeste com humor e drama na medida exata. No fim, a musa redime os rivais, embora os agricultores saiam vitoriosos na pendenga. [Como se diz em The Magnificent Seven, os agricultores sempre acabam vitoriosos, constantes que são, similares à terra em que trabalham].

Nenhum comentário:

Postar um comentário