domingo, 13 de outubro de 2024

A Escada de Jacó por qual os Anjos descem à Terra e sobem ao Céu

 

"A Escada de Jacó é a Santíssima Virgem Maria, que é a ponte entre o céu e a terra. Ela é aquela que traz o Filho de Deus do céu para a terra, e é aquela que nos guia de volta para o Céu".

São Gregório Palamas



Na postagem anterior, falei um pouco sobre as divergências entre os Tradicionalistas em torno da ideia de Pontifex. Antes de falar da abordagem cristã ortodoxa sobre este tema, é bom recordar um aspecto muito importante da veneração a Theotokos, e que se associa, de modo tipológico, à discussão empreendida pelos dois metafísicos. 


No capítulo 28 de Gênesis, o Patriarca Jacó é advertido por Isaque, seu pai, a não tomar por mulher uma das filhas de Canaã. Ele é enviado à casa do avô materno para escolher uma das filhas de Labão, seu tio. No caminho, repousa em dado lugar e é acometido por um sonho misterioso. O episódio é narrado desta maneira:

"Isaac chamou Jacó e o abençoou, dando-lhe esta ordem: "Não desposarás uma filha de Canaã. Mas vai a Padã-Aram, à casa de Batuel, pai de tua mãe, e escolhe lá uma mulher entre as filhas de Labão, irmão de tua mãe. Deus Todo-Poderoso te abençoe, te faça crescer e multipliar, de sorte que te tornes uma multidão de povos. Conceda-te ele, como também à sua posteridade, a bênção de Abraão, a fim de que possuas a terra onde moras, e que Deus deu a Abraão." Isaac despediu Jacó, e este partiu para Padã-Aram, para a casa de Labão, filho de Batuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú. [...] Chegou a um lugar, e ali passou a noite, porque o sol já se tinha posto. Serviu-se como travesseiro de uma das pedras que ali se encontravam, e dormiu naquele mesmo lugar. E teve um sonho: via uma  escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor, que lhe dizia: "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado. Tua posteridade será tão numerosa como os grãos de poeira no solo; tu te estenderás, para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o meio-dia, e todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua posteridade. Estou contigo, para te guardar aonde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi." Jacó, despertando de seu sono, exclamou: "Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!" E, cheio de pavor, ajuntou: "Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu".


A Igreja Ortodoxa identifica o sonho como uma pré-figuração da Toda Santa e Pura Virgem Maria. Theotokos é a Escada por meio da qual Cristo encarna, tal como ensinava Santo Efraim o Sírio: "A Escada de Jacó é a Santíssima Virgem Maria, que trouxe o Filho de Deus do Céu para a Terra." O mesmo ensinamento se encontra em São João Damasceno: "A Virgem Maria é a escada por meio da qual Deus vem até nós, e ela é a porta através da qual podemos subir até o Céu."


Ícone da Escada da Divina Ascensão


A Escada vista por Jacó tem importância capital no ascetismo ortodoxo. Uma das principais obras sobre o tema, chamada de "A Escada da Divina Ascensão", foi escrita pelo monge São João do Sinai, também conhecido como São João da Escada, hegúmeno do Mosteiro de Santa Catarina do Sinai durante a primeira metade do século VII. Ela lista os passos ou degraus no ascetismo, em número de trinta, para que o asceta possa alcançar a theosis -- termo grego para deificação, o propósito da vida cristã.

Em um dos hinos da Igreja para a Mãe de Deus se canta:

"Sarça que arde mas não queima,
Paz, ó Ponte para o Alto,
Escada vista por Jacó;
Paz, ó vaso puro em que 
O santo maná foi guardado".


Alguém pode se lembrar também da seguinte passagem do primeiro capítulo do Evangelho de São João Teólogo:

"Diz-lhe Natanael: "De onde me conheces?" Respondeu-lhe Jesus: "Antes de Filipe te chamar, vi-te quando estavas debaixo da figueira". Respondeu-lhe Natanael: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus respondeu e disse-lhe: "Porque te disse 'vi-te debaixo da figueira', tu crês? Verás algo de maior do que essas coisas". E diz-lhe: "Amém amém vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

A perícope remete evidentemente à Escada de Jacó, e se liga à visão ortodoxa de Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e à união Hipostática. O mistério da natureza humana de Cristo também está ligado à Theotokos.


São João Teólogo contempla o Filho do Homem





Nenhum comentário:

Postar um comentário